Pr. Edmilson A justiça de Deus

            
O GRUPO A MANIFESTAÇÃO DO REINO DE DEUS



BUSCAI O REINO DE DEUS E A SUA JUSTIÇA EM PRIMEIRO LUGAR E AS OUTRAS COISAS SERÃO ACRESENTADA. MATEUS 6:33.




  O REINO DE DEUS





E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
Bem-aventuradosos pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventuradosos que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventuradosos mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventuradosos que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventuradosos misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventuradosos limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventuradosos pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventuradosos que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventuradossois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
( Mt 5:1 -11)


                       O REINO DE DEUS




         No Grego a tradução para a palavra reino é primeiramente substantivo abstrato e denota soberania, poder real, domínio (Por ex. Reino e aquele que reina literalmente o que reina e só reina porque tem um reino. Ap. 1:5e 6.Lucas 17:21 O Reino de Deus esta dentro de vos.
         


          Estamos falando do reino de Deus, então a soberania,  domínio , o poder e a autoridade de Deus dentro de nos  em parceria com nos mesmo.
Ou seja, Jesus Cristo o sumo sacerdote e nos com ele o sacerdote. Gálatas
5:24 um dos frutos do Espírito e a pessoa ter domínio próprio de todo o seu ser.

                             Não sabeis que vos e o templo do Deus vivo e o Espírito San  
to abita dentro de vos,e aquele que destrói o templo de Deus  Deus   o  destruirá 1corintios  3:16  e 17 . Então devemos cuida de tudo aquilo que pode estar dentro de nos. Efesios  3:14ª20.   . O  homen  interior  tem  que se cuidado e ser fortalecido.

          Você   irmão  e   minha  irmã  e  o reino de Deus , esse  reino  opera
dentro de nos,e precisamos administrar esse reino para o senhor ser glorificado
, não só atraveis de  nos , mai glorificado dentro de nos.No Salmo 103
Davir ordenava como rei a sua alma e tudo que abitava  dentro dela louvar
A Deus e bendizer o seu santo Nome ,até a tristeza de Davir tinha que obe
descer ele Davir e  saltar dançar de  alegria na presença de Deus.Isso e um
homen que possuía o domínio do reino de fora e de dentro dele mesmo.








O Reino de Deus é antes de tudo uma demonstração do poder divino em ação. Deus inicia seu domínio espiritual na terra, no coração do seu povo e no meio destes.(João.14:23) Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
Ele entra no mundo com poder.
(Marcos 9;1 )DIZIA-LHES também: Em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte sem que vejam chegado o reino de Deus com poder.
(Cor.4;20). Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder.
O reino, não é uma “religião humana”.Teoria, conhecimento, Ele não está vinculado no domínio social ou político sobre governo das nações ou reinos deste mundo.
(João;18: 36) Jesus fala que: O meu Reino não é deste mundo.
Deus não pretende redimir e reformar o mundo, através de ativismo: Doutrina ou prática que preconiza (apregoar com louvor) ação violenta.
(João l8;36) Respondeu Jesus: O meu Reino não é deste mundo; se o meu Reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu Reino não é daqui.
O mundo continua sendo inimigo de Deus, e do seu povo. .
(João.l5;19)(Rom.12;1,2) (Tiago 4;4) –(I João 2: l5,l7) (Apoc. 4:4)
Quando o povo começa buscar a Deus, forma uma guerra espiritual contra o reino das trevas. O diabo fica totalmente armado.(João l2:38,29 –Marcos 1: 23,24) Todos ficam numa decisão de submeter-se ou não ao governo de Deus. (João 3:1,2 –4:17 –Marcos 1:14,15)
A condição necessária e fundamental para entrar no Reino de Deus é: Arrependei-vos e crede no Evangelho de Cristo. (Marcos. 1: 15)
O fato de Deus irromper no mundo com poder abrange: Seu poder divino, sobre o governo e domínio de Satanás.(Mateus 12:28- João 18:36). A chegada do Reino é o começo da destruição do domínio de Satanás (João 12:31 –16:11) e do livramento da humanidade das forças demoníacas (Marcos 1:34,39 –3:l4,l5 –ATOS 26:18). E do pecado (Romanos 6)
O papel do crente no Reino de Cristo.
É responsabilidade do crente buscar incessantemente o Reino de Deus, em todas as suas manifestações tendo fome e sede pela presença e pelo poder de Deus,tanto na sua vida como no meio da sua comunidade. ( MAT. 5:10- Mat. 6:33)
Em Mateus 11:12, Jesus revela novos fatos sobre a natureza dos membros do Reino de Deus, ali Ele disse que somente quem se esforça apodera-se do Reino de Deus, tais movidos por Ele, resolvem romper com a prática do pecaminoso e imorais do mundo, e seguem a Jesus Cristo,a Sua Palavra e seus justos caminhos. Não importando o preço a pagar, esses resolutamente buscam o Reino com todo o seu poder. Noutras palavras, pertence ao Reino de Deus e desfrutam de todas as suas bençãos.
Requer esforço sincero e constante. Um combate de fé, aliado a uma forte vontade de resistir a Satanás, ao pecado e a sociedade perversa em que vivemos.
Não conhecerão o Reino de Deus, aqueles que raramente oram, que concordam com o mundo de pecado, que negligenciam a Palavra, e tem pouca fome espiritual. Temos que ser iguais aos servos: José (Gen.39:9- Nata ( 2 Sam. 12:17) Elias ( I Reis 18:21) Pedro,João,(Atos 4:19:20) Paulo, Estevão, Débora,Éster ,Maria,Ana,Lídia etc…


OS MISTÉRIOS do REINO DE DEUS.

São mistérios da Palavra que estão encoberta para o homem natural, e que o Espírito Santo revela, para todos que crê, no Evangelho de Cristo Jesus, e O tem como Senhor de suas vidas.
O mistério do Reino de Cristo, em nossa geração, é espiritual, pela fé no Senhor Jesus.
Há pregadores que tem grandes estudos teológicos, com os melhores mestres da Ciência, história da Biologia, (seres vivos) e que mistura com a Teologia Bíblica, para mostrarem os antepassados da vida terrena.
Aquele que interpretam os escritos do passado, e da língua hebráica e aramáica, escrevem, traduz, estas línguas, não quer dizer que são homens de Deus.
São apenas intérpretes dos escritos antigos, e que já estavam revelados ao homem.
São mensageiros conduzidos pelo Espírito Santo, e que, revelam os mistérios. Muitos não se deram conta, para buscarem as verdadeiras revelações, das coisas de Deus, tem que entrar na Sua presença, para receber, a promessa que a própria Palavra diz:
Aquele que Me buscar, com toda sua alma, de todo o coração, com toda a sinceridade de espírito… Estes terão, revelações do próprio Espírito Santo, com poder manifesto, porque creu, pela fé no Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus.
E que não misturam com a obra da Lei, que são somente figuras das coisas futuras que é Cristo.
Pregar o Evangelho do Reino, inspirado pelo Espírito Santo, deixando-O falar, conduzir o culto de adoração a Deus, dando liberdade ao Espírito, para trazer a mensagem a cada um conforme quer, da forma que Ele, deseja. É lamentável que muitos ignoram o Espírito Santo de Deus.
O mistério da Palavra escondida, não revelada; São assuntos que, apenas o Espírito Santo poderá revelar, àqueles que amam a Deus.
Jesus disse: coma da minha carne, e beba do meu sangue, quer dizer: “A Minha Palavra”, é o alimento para viverem eternamente, seu sangue quer dizer: Sua vida derramada na cruz, sendo sacrifício perfeito para apagar o pecado para sempre, eternamente.(Mat. 24: 23).
Se alguém disser: Eis que Cristo está aqui, ou acolá, não acrediteis, não vai, porque o Reino de Cristo está dentro de vós (no coração, na mente). Sua vida está em mim… Ou em vós. A Palavra nos alerta que surgirão muitos falsos profetas, pastores, e cristãos no meio da Igreja,(vós sois o corpo de Cristo). (Lucas 18: 9). O Reino de Deus é invisível, é espiritual e Celestial. Portanto, não esperais que todos vejam com olhos humanos O Reino de Deus. Somente verão com os olhos da fé, aqueles a quem o Espírito Santo revelar, somente aqueles que tem o Espírito de Cristo, em seu caráter.

                                                            A JUSTIÇA DIVINA:


      PARA ENTENDEMOS O QUE E JUSTIÇA DE DEUS PRECISAMOS ANALIZA A
PALAVRA JUSTIÇA.


       O termo justiça (do latim iustitia, por via semi-erudita), de maneira simples, diz respeito à igualdade de todos os cidadãos. É o principio básico de um acordo que objetiva manter a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal (constitucionalidade das leis) ou na sua aplicação a casos específicos da sociedade (litígio).
Num sentido mais amplo pode ser considerado como um termo abstracto que designa o respeito pelo direito de terceiros, a aplicação ou reposição do seu direito por ser maior em virtude moral ou material. Justo é aquilo que é equitativo ou consensual, adequado e legítimo (aplicar o direito nas suas próprias fontes - as pessoas - em igualitariedade). A Justiça pode ser reconhecida por mecanismos automáticos ou intuitivos nas relações sociais, ou por mediação através dos tribunais e em ordem à equidade.
Sua ordem máxima, , visa seus valores máximos onde "todos são iguais perante a lei" e "todos têm iguais garantias legais", ou ainda, "todos têm iguais direitos". A justiça deve buscar a igualdade entre os cidadãos.
O Poder Judiciário no Estado moderno tem a tarefa da aplicação das leis promulgadas pelo Poder Legislativo. É boa doutrina democrática manter independentes as decisões legislativas das decisões judiciais, e vice-versa, como uma das formas de evitar o despotismo.
Segundo Aristóteles, o termo justiça denota, ao mesmo tempo, legalidade e igualdade. Assim, justo é tanto aquele que cumpre a lei (justiça em sentido estrito) quanto aquele que realiza a igualdade (justiça em sentido universal).
A justiça implica, também, em alteridade. Uma vez que justiça equivale a igualdade, e que igualdade é um conceito relacional (ou seja, diferentemente da liberdade, a igualdade sempre refere-se a um outro, como podemos constatar da falta de sentido na frase "João é igual" se comparada à frase "João é livre"), é impossível, segundo Aristóteles e Santo Tomás de Aquino praticar uma injustiça contra si mesmo. Apenas em sentido metafórico poderíamos falar em injustiça contra si, mas, nesse caso, o termo injustiça pode mais adequadamente ser substituído por um outro vício do caráter.
Justiça também é uma das quatro virtudes cardinais, e ela, segundo a doutrina da Igreja , consiste "na constante e firme vontade de dar aos outros o que lhes é devido" 



A COURAÇA DA JUSTIÇA
EF 6.14



        A segunda peça da armadura cristã é a couraça da justiça. Se a verdade de Deus, assim como nos é revelada em Cristo, forma o fundamento da vida e da integridade cristã, com certeza, essa vida deve estar protegida pela couraça da justiça.
Em sua preparação para os combates, os soldados romanos se aparavam com uma grande peça de metal que cobria desde ao pescoço até a coxa, com o objetivo de proteger os órgãos vitais nas sangrentas batalhas contra seus inimigos. A couraça dos soldados romanos pode ser comparada ao colete à prova de balas utilizado pelos militares no mundo moderno.
Embora a vida cristã não possa ser protegida por uma peça de metal, de couro ou de qualquer outro material, ela pode contar com proteção da “justiça” que tem sua origem e significação no Deus de poder.

QUEREMOS VER COMO PAULO FALA DESSA JUSTIÇA, DE QUE MANEIRA É REVELADA E RECEBIDA, MAS AO MESMO TEMPO, VER QUAIS SÃOS OS BENEFÍCIOS QUE ELA PODE TRAZER PARA AQUELES QUE A POSSUEM
Textos:
a) A justiça de Deus é revelada a nós através do evangelho, Rm 1.16-17, “16 Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; 17 visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé”.
b) Pelo seu sacrifício na cruz, Cristo se tornou para nós “justiça”, sabedoria, santificação e redenção, 1 Co 1.30, “Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção”.
c) Através da remoção do pecado, fomos feitos “justiça de Deus”, 2 Co 5.21, “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus”.
Não podemos nos esquecer que a justiça é um dos atributos divinos:
Textos:
a) Ele se “veste” de justiça, Is 59.17, “Vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs o capacete da salvação na cabeça; pôs sobre si a vestidura da vingança e se cobriu de zelo, como de um manto”.
b) Ele manifestou sua justiça em tempos passados, mas também no tempo presente, Rm 3.26, “tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus”.
c) Ele é o “justo juiz”, que nos coroará com a “coroa da justiça”, quando de sua manifestação em glória, 2 Tm 4.8, “Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda”.
d) Podemos contar com esta verdade na revelação de Cristo, para nos resgatar do pecado, Rm 1.16-17, “16 Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; 17 visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé”.

e) Foi ainda através dessa justiça revelada em Cristo, que Deus nos trouxe a justificação pela fé, Rm 3.25-26, “25 a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; 26 tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus” – Certamente Ele nos declarou justos, justificados, através do perdão de nossos pecados. Assim, mediante a justiça de Cristo, podemos nos relacionar de maneira correta com do Deus Pai. Com toda certeza, jamais poderá existir maior proteção contra as artimanhas do Diabo do que o fato de cultivarmos um relacionamento correto com Deus.

f) Tendo Cristo como nossa justiça, é tê-LO como nossa couraça. Ao permanecemos em Deus, debaixo da justiça de Cristo, sendo sempre fiel à graça salvadora de Deus, é declarar ao maior inimigo de nossas almas, o diabo as verdade de Rm 8.31-34: “31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? 33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós”.

COMO ESTA RELAÇÃO CORRETA COM DEUS DEBAIXO DE SUA JUSTIÇA, PODERÁ SER OBSERVADA NA VIDA DO CRENTE?
Textos:

a) Não devemos ser mais “instrumentos de iniqüidade”, mas “instrumentos de justiça”, Rm 6.10-14, “10 Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. 11 Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. 12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões; 13 nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça. 14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça”.

b) A justiça, através de um correto relacionamento com Deus, só pode nos levar a uma vida correta. Ao nos tornarmos discípulos do Mestre Jesus, nossa vida precisará ser coerente com o caráter dEle, caso contrário, nossas ações serão incompatíveis com a fé que pregamos. Seremos semelhantes aos religiosos do tempo de Jesus, advertidos severamente por Ele: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!”, Mt 23.27. Sendo justos, devemos ser semelhantes a Cristo e andar em obediência, assim como Ele foi obediente ao Pai. Devemos andar em retidão moral, vivendo uma vida correta e integra, testemunhando do amor de Cristo.